terça-feira, 30 de setembro de 2008

Ciclo


Indico o vídeo a "História das coisas", apesar de ser um pouco longo, algo em torno de 21 minutos, ele mostra, sem menor censura, o ciclo vicioso que nos encontramos. A loucura do mundo atual com suas inconseqüentes necessidades de ser, ter e poder. Abrindo para um consumismo desenfreado e uma superficialidade da vida.

Além disso, também foi ousado ao dizer sobre o extrativismo que existe dos países mais ricos que mantêm sobre seu jugo os de terceiro mundo. No livro As veias abertas da América Latina - Eduardo Galeano, que confesso não ter terminado de lê-lo, mas pretendo, retrata toda colonização dos países latinos e como cidades que eram poderosas durante a extração do outro se tornaram miseráveis com o fim de suas reservas. Só que situações assim ainda são realidades em muitos países, as veias ainda estão abertas, como comentado numa interessante entrevista do Galeano para o Jornal Poiésis. E se não houver uma mudança de "mentalidade", os recursos que são findáveis, que hoje geram riqueza e nobreza à população, um dia os levarão ao esquecimento e abandono.

E como foi bem dito no vídeo: Como fomos nós humanos que geramos todo este caos que hoje nos encontramos, e que está à beira de um colapso, então, somos nós humanos que temos que mudar! Que venha a consciência sustentável!

Posto um outro vídeo bem estimulante e que acredito que tem tudo a ver com este assunto! Vamos renovar a espécie humana! Resgatar a Natureza, o Natural! Vamos respeitar! Vamos amar!





OBS: Obrigada Binho pelo link da História das coisas!

Nenhum comentário: